História
Conheça a História da nossa freguesia
A freguesia de Feteira pertence ao município da Horta, de cuja sede dista aproximadamente a 5 quilómetros, e situa-se numa planície na costa Sul da Ilha do Faial. O seu orago é o Divino Espírito Santo, celebrado anualmente com grandes festividades. Para além do orago, celebra-se também na freguesia, outra festa religiosa, no ultimo fim de semana de Agosto, digna de relevo; é a festa da Nossa Senhora da Lourdes, padroeira da Freguesia, não só pela parte profana, mas pela parte religiosa, pois a Sua procissão é uma das maiores da ilha.
O topónimo local é de origem vegetal e alude à flora local, abundante em fetos, pelo menos na época da atribuição do topónimo.
Relativamente à fundação da localidade pouco se conhece, excepto que existia já em 1568, pois existe referência documental à sua Igreja. Nesse mesmo ano, terá D. Sebastião passado uma provisão a favor de Feteira, relativo ao aumento da côngrua. Existiu ainda na freguesia uma ermida, dedicada a S. Pedro, mas cuja ruína acabou por ditar o seu fim.
Em 1862, devido à imposição de novas contribuições que os habitantes locais teriam que pagar, ocorreu uma revolta popular que acabou por se resolver a contento da população.
Sendo a Feteira uma freguesia essencialmente agrícola, produz-se nas suas terras diversos produtos. No século XIX produzia-se bastante batata-doce, evidenciando-se a Feteira por ser a freguesia do Faial que mais produzia. Surgindo mais tarde a cultura dos citrinos (laranja e limão) que chegaram inclusive a ser exportados, e de milho e trigo. Mais recentemente, tem vingado a criação de gado, o que vem confirmar a importância económica desta actividade. A cultura da banana e de hortaliça também tem sido incrementada.
A Feteira, localizada junto à costa marítima, teve desde sempre uma grande ligação ao mar, tendo a pesca sido, em tempos, uma actividade também relevante, no entanto, a dureza dessa vida e as poucas condições, apesar da construção de um porto, levaram à diminuição desta actividade.